Sexta-feira, Novembro 15, 2024
CapaNotícias de Cruzeiro

Prefeitura de Cruzeiro e Associação Amando o Próximo unem forças na Operação Acolhida para auxiliar pessoas em situação de rua durante o frio

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Cruzeiro (SEAS), em parceria com a Associação Amando o Próximo (AAP), deu início a mais uma edição da Operação Acolhida. A ação visa atender às necessidades das pessoas em situação de rua diante da recente queda nas temperaturas registradas nos últimos dias.

A Operação Acolhida, que seguirá em vigência até setembro, tem como objetivo intensificar as buscas ativas por pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade. Equipes compostas por funcionários da Prefeitura e da entidade percorrem as ruas durante a noite e início de madrugada, formando um comboio solidário. Munidos de cobertores, alimentos e muito carinho, eles buscam minimizar os efeitos do frio para aqueles que se encontram nessas condições.

O grupo tem como intenção abordar, acolher e encaminhar essas pessoas para a Casa de Passagem, um abrigo disponibilizado durante as noites mais frias. Os assistentes sociais abordam as pessoas em situação de rua, oferecendo alimento e cobertores, e em seguida, convidam-nas a seguir para a AAP.

Para este ano, houve um aumento no número de vagas na Casa de Passagem, a fim de possibilitar o acolhimento de um maior número de pessoas em situação de rua. Apesar dos esforços empregados, nem todos aceitam a oferta de abrigo institucional. Nesses casos, os assistentes sociais continuarão oferecendo cobertores e alimentos, sempre respeitando a individualidade e a decisão de cada indivíduo.

Além de oferecer abrigo e alimentação, a Casa de Passagem trabalha em conjunto com a rede assistencial do município, encaminhando os interessados aos mais diversos serviços, como saúde, casas de recuperação e passagens, com o intuito de reintegrá-los à sociedade.

A assistência social do município faz um apelo à colaboração da população, solicitando auxílio na abordagem. Caso os moradores conheçam alguém em situação de rua que necessite desse serviço, podem tentar convencê-los a aceitar a ajuda. Em outros casos, a população pode entrar em contato com o plantão da Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone (3145-1299) para informar sobre alguém que esteja passando frio ou fome nas ruas durante esse período mais crítico.

Jornal A Notícia🗞️

41 anos de informação com credibilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!