Quinta-feira, Junho 25, 2026
Capa

RÁDIO CLANDESTINA SAI DO AR: POLÍCIA FEDERAL APREENDE EQUIPAMENTOS EM CAMPOS DO JORDÃO DURANTE OPERAÇÃO RPM


A Polícia Federal tirou do ar uma rádio clandestina em Campos do Jordão durante a Operação RPM, deflagrada na quarta-feira, dia 24, na Serra da Mantiqueira. A ação teve como alvo a exploração ilegal de serviços de telecomunicação e resultou na apreensão de equipamentos utilizados para manter uma transmissão irregular no município.

A operação foi desencadeada após informações repassadas pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, que identificou indícios de funcionamento clandestino de radiodifusão em Campos do Jordão. Com base nesses dados, a Polícia Federal iniciou as apurações e representou pelas medidas judiciais necessárias para interromper a atividade.

Durante a ação, os agentes federais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Taubaté. O endereço alvo da diligência havia sido apontado como local de funcionamento da rádio clandestina. No imóvel, os policiais localizaram e apreenderam equipamentos utilizados na transmissão, o que permitiu a interrupção imediata da operação irregular.

De acordo com a Polícia Federal, a atividade era realizada sem autorização dos órgãos competentes, o que caracteriza exploração clandestina de serviço de telecomunicação. Esse tipo de prática é investigado por operar fora das normas legais e sem controle técnico, podendo causar interferências em serviços regulares de comunicação e afetar frequências autorizadas.

A apreensão dos equipamentos foi uma das principais medidas da operação, pois interrompeu a estrutura usada para manter a transmissão ilegal. O material recolhido será analisado no decorrer da investigação e poderá ajudar a identificar os responsáveis pela instalação, manutenção e operação da rádio clandestina.

A Polícia Federal informou que as apurações continuam para apontar quem estava por trás da atividade. Até o momento, a identidade dos envolvidos não foi divulgada. Também não foram repassados detalhes sobre o nome utilizado pela emissora, a frequência de transmissão ou o alcance do sinal irregular.

Os investigados poderão responder pelo crime de exploração ilegal de serviço de telecomunicação. A pena prevista pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa e perda dos equipamentos utilizados na prática. O caso segue sob investigação da Polícia Federal.

A Operação RPM reforça a atuação integrada entre órgãos de fiscalização e investigação no combate a transmissões clandestinas. A partir das informações técnicas da Anatel, a Polícia Federal conseguiu avançar na apuração, cumprir a ordem judicial e retirar do ar uma estrutura que funcionava de forma irregular em Campos do Jordão.

Com a retirada da rádio clandestina do ar, a investigação entra em uma nova fase, voltada à identificação dos responsáveis e à análise dos materiais apreendidos. O trabalho deverá esclarecer há quanto tempo a transmissão operava no município, quem participava da atividade e se havia outras pessoas envolvidas na manutenção do serviço ilegal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!