Patrulha Rural Intervém em Descarte Irregular de Resíduos por Carroceiro em Cruzeiro
Na manhã de hoje, 1º de fevereiro, por volta das 10h, a Patrulha Rural de Cruzeiro recebeu uma denúncia sobre um carroceiro descartando resíduos de maneira irregular nas proximidades da ponte da rua um, ao lado de um porto de areia.
Imediatamente, a equipe da patrulha, com apoio da equipe de área, dirigiu-se ao local para averiguar a situação. Ao chegar, encontraram o carroceiro mencionado na denúncia. Indagado sobre o ato, o proprietário da carroça expressou que aquele era o seu único meio de transporte para sustentar a família, levando para casa o que ganha com seu trabalho.
Os Guardas Civis Municipais (GCMs), no entanto, esclareceram a Pedro, o carroceiro, que tal atividade é proibida conforme a legislação vigente. Apesar de não ter sido flagrado em ato de descarte ilegal, o desconhecimento da lei não isenta de responsabilidade. Por isso, os patrulheiros confeccionaram um Relatório de Ocorrência (RDO) para averiguação e orientaram o proprietário da carroça sobre a legislação, liberando-o em seguida.
O RDO e a ocorrência serão avaliados pela Secretaria do Meio Ambiente de Cruzeiro, que determinará se o caso se enquadra em critérios para aplicação de multa. A Guarda Civil Municipal de Cruzeiro aproveita o incidente para reforçar o aviso a todos os carroceiros da região: é fundamental se atualizar sobre as leis vigentes, especialmente no que diz respeito à proibição do uso de animais de tração em veículos, como carroças e charretes, para transporte de pessoas, bens, mercadorias, resíduos de construção civil, entulhos, materiais recicláveis e outros serviços na área urbana.
Além disso, a Guarda alerta para a importância de consultar os vereadores e regularizar a profissão para evitar problemas futuros. A Lei Municipal nº 4.943, de 01 de julho de 2020, é clara ao dispor sobre a proibição, no município de Cruzeiro, do uso de veículos de tração animal para diversas atividades na área urbana. A conscientização e a regularização são passos fundamentais para evitar infrações e garantir a sustentabilidade ambiental e urbana da região.
Jornal A Notícia 🗞️