Sexta-feira, Novembro 15, 2024
Plantão Policial

Condenado por Tentativa de Homicídio com Mais de 70 Facadas em Taubaté Terá Regime Semiaberto

TAUBATÉ, SP – Cleiton Duda dos Santos, condenado a 13 anos de prisão por tentar matar sua ex-namorada com mais de 70 facadas em Taubaté, interior de São Paulo, terá sua pena cumprida em regime semiaberto. A decisão foi publicada na sexta-feira (12) pelo juiz Julio da Silva Branchini, que acatou o pedido da defesa do condenado para progressão de pena do regime fechado para o semiaberto.

Cleiton Duda dos Santos atualmente cumpre pena na Penitenciária P2 de Tremembé, conhecida por abrigar presos de casos de grande repercussão. O juiz justificou sua decisão alegando que o detento teve uma conduta considerada boa pelo Serviço de Segurança e Disciplina do estabelecimento prisional, não cometeu faltas disciplinares e obteve parecer favorável em um exame criminológico.

A decisão enfatiza que a progressão de regime não representa uma liberdade irrestrita para o condenado, pois ele ainda cumprirá pena em um estabelecimento penal e será submetido a um regime mais brando, porém, ainda supervisionado. O objetivo é proporcionar ao sentenciado a oportunidade de reintegrar-se socialmente, considerando seu amadurecimento e propensão à melhoria de sua vida longe da criminalidade.

O caso que levou à condenação de Cleiton Duda dos Santos ocorreu quando ele invadiu a casa de sua ex-namorada, Aline Guimarães, não aceitando o término do relacionamento. Ele agrediu a vítima com mais de 70 facadas, resultando em uma tentativa de homicídio brutal. Vizinhos que ouviram os pedidos de socorro acionaram a polícia, que conseguiu flagrar e prender o agressor.

Imagens: reprodução TV Vanguarda

Inicialmente, Cleiton foi condenado a uma pena de 23 anos e quatro meses de prisão, mas em dezembro de 2020, a defesa recorreu à Justiça pela redução da condenação. O argumento foi de que o juiz teria excedido o limite da condenação, que é de 30 anos, em relação a uma das qualificadoras, a de motivo torpe.

A Justiça acatou o pedido em junho de 2021, reduzindo a pena para 13 anos e sete meses, mas mantendo o cumprimento da pena em regime fechado. Agora, com a progressão para o regime semiaberto, Cleiton Duda dos Santos terá a oportunidade de dar um novo rumo à sua vida, sob maior vigilância, enquanto cumpre sua pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!