Sexta-feira, Novembro 15, 2024
Notícias de CruzeiroPlantão Policial

Cruzeiro e Outras Cidades da Região Entre as 10 com Maior Exposição a Crimes Violentos em São Paulo

Um relatório divulgado pelo Instituto Sou da Paz nesta semana trouxe à tona uma análise preocupante sobre a exposição a crimes violentos em algumas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. De acordo com o documento, quatro municípios da região estão entre os 10 com maior Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) no estado, com destaque para a cidade de Cruzeiro.

O relatório, que compreende os anos de 2021 e 2022, revela um aumento no número de cidades da região figurando no “top 10” entre os dois anos. Em 2021, três municípios estavam nessa lista (Caraguatatuba, Cruzeiro e Lorena), enquanto em 2022 o número subiu para quatro, com a inclusão de Ubatuba.

Caraguatatuba se destacou como a cidade da região com o maior IECV, aparecendo na segunda colocação do ranking estadual, com um índice de 18,01. A cidade, que ocupava a quarta posição em 2021, ficou atrás apenas de Peruíbe, que se manteve no primeiro lugar nos dois anos.

Cruzeiro, por sua vez, caiu uma posição em relação a 2021, ocupando o quarto lugar no estado, com um índice de exposição a crimes violentos de 14,84. Ubatuba, que saltou da 18ª posição em 2021 para a quinta colocação em 2022, registrou um índice de 14,33.

A última cidade do Vale do Paraíba presente no “top 10” é Lorena, que caiu três posições em 2022, ficando em décimo lugar, com um índice de 13,09.

Veja o top 10:

  1. Peruíbe
  2. Caraguatatuba (Posição em 2021: 4º)
  3. Mongaguá
  4. Cruzeiro (Posição em 2021: 3º)
  5. Ubatuba (Posição em 2021: 18º)
  6. Itapecerica da Serra
  7. Itanhaém
  8. Bertioga
  9. Registro
  10. Lorena (Posição em 2021: 7º)

O Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) é composto por três partes: o ‘IECV Vida’, que considera mortes violentas (homicídios dolosos e latrocínios); o ‘IECV Dignidade Sexual’, que considera crimes de estupro; e o ‘IECV Patrimônio’, que leva em conta crimes de roubo, roubo de veículos e roubo de carga.

A divulgação desse relatório coloca um foco importante na necessidade de políticas públicas voltadas para a segurança nas cidades da região, com destaque para Cruzeiro, que enfrenta desafios relacionados à exposição a crimes violentos. A sociedade e as autoridades locais precisam unir esforços para enfrentar essa questão e buscar soluções que garantam mais segurança e qualidade de vida para todos os cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!