Cruzeiro intensifica segurança em escolas e pede cautela na divulgação de informações falsas na internet
A Prefeitura de Cruzeiro criou um Grupo de Trabalho envolvendo as Secretarias de Segurança Pública e Trânsito e Educação, com o objetivo de garantir mais segurança e tranquilidade para pais, alunos e funcionários da rede municipal de ensino. A medida foi tomada após recentes acontecimentos preocupantes em outras partes do país.
A pedido do prefeito Thales Gabriel, o trabalho, que já estava em andamento desde o início do ano letivo, foi intensificado. Entre as ações já realizadas estão a ronda escolar, realizada desde o início do ano pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Cruzeiro.
O prefeito Thales Gabriel expressou preocupação com a situação e informou que novas ações serão implementadas para garantir a segurança de todos os envolvidos na rede municipal de ensino. O secretário de educação de Cruzeiro, Professor Mário Costa, reforçou que as escolas municipais são ambientes seguros e que várias medidas já estavam sendo tomadas antes mesmo dos recentes eventos chocantes no país.
Além das rondas escolares, Costa destacou a construção de casas para caseiros em várias unidades de ensino da cidade e a entrega dos uniformes aos alunos, prevista para o início do próximo mês. O secretário também garantiu que novas ações específicas serão implementadas, como a instalação de um “Botão de Segurança” nas escolas, que poderá ser acionado em casos de emergência, diretamente à Guarda Municipal e ao Centro de Operações Integradas (COI).
Outra medida a ser adotada é a criação de um grupo específico de WhatsApp da Patrulha Escolar, onde ocorrências e suspeitas poderão ser comunicadas em tempo real pelos dirigentes escolares, junto às forças de segurança, para deslocamento de viaturas e agentes de segurança.
A longo prazo, a administração municipal planeja terceirizar as portarias escolares e instalar câmeras de segurança de alta resolução em cada unidade, em parceria com o COI, para monitoramento diário.
O secretário de segurança pública de Cruzeiro, Doutor José Antônio de Paiva Gonçalves, afirmou que os agentes da Guarda Municipal estão devidamente treinados e que, além da ronda escolar, serão realizadas ações ostensivas com um maior número de guardas e viaturas nas entradas e saídas das escolas.
Mário Costa encerrou o encontro alertando a sociedade, principalmente pais e responsáveis, para estarem atentos às informações falsas que circulam pela internet, evitando tumultos desnecessários. Em breve, professores, diretores e coordenadores de cada unidade realizarão encontros com os responsáveis pelos alunos para traçar diretrizes de segurança e compartilhar informações verídicas do ambiente escolar.