VÍDEO: Paraquedista lança mais de 100 milhões de sementes nativas na Amazônia
O paraquedista Luigi Cani, conhecido internacionalmente por ser 11 vezes recordista mundial, realizou mais um feito na carreira ao lançar mais de 100 milhões de sementes, de 27 espécies de árvores nativas, em área remota desmatada na Amazônia.
O paraquedista Luigi Cani, mundialmente conhecido como 11 vezes recordista mundial, completou sua carreira semeando mais de 100 milhões de sementes de 27 árvores nativas em regiões remotas desmatadas da Amazônia.
A ação é conduzida pela Audi do Brasil em parceria com o BTG Pactual, com contribuições do governo do Amazonas e do programa “Domingão” da TV Globo. “Todas as 100 milhões de sementes de 27 árvores nativas foram beneficiadas, com índice de germinação superior a 95%.
Quando lançadas estrategicamente no ar, essas sementes pousavam justamente em áreas desmatadas no coração da Amazônia. A partir daí, a intervenção humana é não é mais necessário, e ventos de camada, ventos de solo, chuva e luz solar fazem o trabalho.
Segundo Cani, a realização da tarefa exigiu 12 dias de trabalho intenso e contínuo. Com o objetivo de ajudar a restaurar e proteger o meio ambiente, o projeto coletou com sucesso 106 milhões de sementes para serem semeadas na Amazônia por via aérea. “Nossa vida de 12 dias é uma experiência de aprendizado, uma experiência que compartilha e inspira gerações”, disse Luigi Cani.
O salto vai ao ar no domingo, dia 27, no segmento “Cani nas Alturas” do programa “Domingão”. Para realizar essa façanha, Luigi Cani teve que alcançar e abrir uma caixa biodegradável contendo 300kg de sementes em queda livre. Primeiro, porém, o paraquedista fez dois saltos de teste em um compartimento contendo arroz e algo deu errado. O lançamento foi bem sucedido apenas no terceiro salto, com a semente caindo do ar a uma velocidade de cerca de 170 km/h.