Prefeitura de Cruzeiro implanta Ronda Escolar na rede municipal de Educação
ara garantir mais segurança aos cerca de 7 mil alunos matriculados na rede pública de ensino, a cidade de Cruzeiro lançou na última segunda-feira o programa Ronda Escolar. Anteriormente realizado apenas pela gendarmaria, o patrulhamento preventivo nos portões das escolas passou a ser reforçado pela GCM (Polícia Cidadã).
De acordo com a Delegacia de Polícia de Cruzeiro, as equipes do GCM estão monitorando a entrada e saída de alunos de 29 escolas públicas espalhadas por diferentes bairros da cidade. Além de brigas e crimes violentos, a presença de profissionais visa coibir possíveis furtos e roubos nas proximidades das unidades de ensino.
O secretário da Segurança Pública, José Antônio de Paiva, revelou detalhes sobre o funcionamento da rodada escolar. “Embora todas as escolas públicas estejam cobertas, esta medida preventiva será reforçada em algumas escolas específicas, identificadas por um estudo do Ministério da Educação como as mais críticas. Embora não tenha havido incidentes graves no ano passado, decidimos implementá-la em 2022, para garantir que crianças e adolescentes tenham mais tranquilidade ao frequentar as aulas.”
Paiva ressaltou que o GCM está passando por um momento de reconstituição, pois os agentes se preparam para iniciar as operações armadas em breve. A equipe está sendo treinada no manuseio de armas, conforme acordo firmado entre o Cruzeiro e a prefeitura de São José dos Campos no final de fevereiro. A expectativa é que a Polícia Federal autorize o início das operações armadas do GCM no segundo semestre deste ano.