Caseiro é preso com arsenal para caça ilegal em propriedade de Lorena
A Polícia Militar Ambiental prendeu um homem em flagrante por posse irregular de arma de fogo e materiais para caça, em uma propriedade rural localizada no bairro Vassoura, em Lorena, no Vale do Paraíba. A ação ocorreu na quarta-feira (30), após uma denúncia anônima.
Durante a vistoria, os policiais da Força Tática Ambiental encontraram uma espingarda calibre 12, diversas munições de calibres variados, apetrechos para recarga e materiais comumente utilizados na atividade de caça ilegal, configurando um verdadeiro arsenal.
O detido, que atuava como caseiro do local, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Lorena, onde foi autuado por posse irregular de arma de fogo e possível prática de crime ambiental, caso fique comprovado o uso dos materiais para caça de animais silvestres.
A autoridade policial estipulou fiança no valor de dois salários mínimos, que foi paga, permitindo que o homem responda ao processo em liberdade.
O caso será investigado e, se condenado, o indiciado poderá responder por dois crimes principais. Pelo artigo 12 do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) — posse irregular de arma de fogo — a pena varia de 1 a 3 anos de detenção, além de multa. Se for constatada a prática de caça ilegal, com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), a pena pode chegar a 1 ano de detenção, além de multa, podendo ser agravada em caso de espécies protegidas ou uso de métodos cruéis.
A Polícia Ambiental reforça que denúncias sobre crimes contra a fauna e a flora podem ser feitas de forma anônima, colaborando com a preservação do meio ambiente.
