Sábado, Abril 19, 2025
Plantão Policial

Matou a ex com dois tiros, feriu o cunhado e foi preso em bar no litoral após quatro meses foragido

Matheus de Oliveira foi capturado nesta segunda-feira pela Polícia Militar em um bar na região do Sertão da Quina, em Ubatuba, acusado de matar sua ex-namorada, Rayane Cristina Dantas, de 19 anos, em Caçapava. O crime aconteceu na madrugada de 29 de dezembro de 2024 e chocou a cidade. Na mesma ação, o irmão da jovem, de 15 anos, foi baleado, mas sobreviveu.

A prisão ocorreu durante uma abordagem policial na Estrada do Araribá. Matheus estava acompanhado de um jovem de 23 anos, que acabou preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo com numeração raspada. A arma, um revólver calibre .32 com três munições intactas e uma deflagrada, foi localizada na residência do rapaz, que confessou a posse e levou os policiais até o local.

O crime que levou Matheus à condição de foragido foi investigado pela Polícia Civil de Caçapava, em conjunto com a PM. Desde o assassinato, o acusado estava sendo monitorado pelas forças de segurança. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto, cumprido no momento da abordagem.

Ainda segundo a investigação, o feminicídio ocorreu quando Rayane e o irmão saíram de casa para buscar um copo de bebida. Eles foram surpreendidos por um carro preto, modelo Celta, de onde partiram os disparos. Matheus estaria ao volante, acompanhado de um comparsa. Rayane foi atingida por dois tiros no tórax. O irmão dela levou um tiro na mesma região. Os dois foram socorridos por populares ao Hospital Fusam. Rayane não resistiu. O adolescente passou por atendimento e sobreviveu.

Um terceiro envolvido, um adolescente de 16 anos, já havia sido apreendido poucos dias após o crime, em São José dos Campos. Contra ele havia mandado de busca e apreensão expedido no dia 4 de janeiro. Ele continua internado na Fundação Casa.

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido premeditado. A motivação ainda está em apuração, mas o caso é tratado como feminicídio qualificado e tentativa de homicídio. Matheus foi encaminhado à Delegacia de Ubatuba, onde teve a prisão preventiva formalizada, e será transferido ao sistema prisional. O amigo que estava com ele responderá por posse ilegal de arma de fogo com numeração suprimida, conforme o artigo 16 do Estatuto do Desarmamento. As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!