“Operação na Via Dutra Resgata 200 Aves Silvestres e Revela Tráfico de Animais em Barra Mansa”
Em uma significativa operação de combate ao tráfico de animais, cerca de 200 aves silvestres foram resgatadas na noite de quinta-feira (4), na Via Dutra, em Barra Mansa, RJ. A ação, executada pelo Grupo de Enfrentamento a Crimes Ambientais da Polícia Rodoviária Federal, ocorreu após a abordagem de um veículo no km 289, onde os agentes foram alertados pelo forte odor característico de fezes de pássaros.
As aves, identificadas como espécies trinca-ferro, tico-tico e coleirinho, estavam distribuídas em caixas de papelão no banco traseiro do carro. O motorista, um homem de 58 anos, assumiu a propriedade dos animais, relatando ter adquirido as aves de um fornecedor em Minas Gerais com a intenção de comercializá-las em uma feira em Duque de Caxias, RJ.
Após o flagrante, o responsável pelas aves foi autuado por crime ambiental e maus-tratos, comprometendo-se a comparecer ao judiciário quando necessário. Infelizmente, a intervenção dos socorristas não foi suficiente para salvar todas as aves, e algumas não resistiram. Os sobreviventes foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica, RJ, para receberem os cuidados necessários.
Este episódio destaca a contínua luta contra o tráfico de animais silvestres e a importância de ações integradas de fiscalização para proteger a biodiversidade brasileira. A colaboração entre os órgãos de segurança e a conscientização da população são essenciais para erradicar essa prática ilegal e cruel.