Quinta-feira, Maio 15, 2025
Manchete

UNITAU realiza lançamento oficial do curso de Medicina em Cruzeiro e projeta cidade como novo polo da saúde

Cruzeiro viveu um momento histórico na noite da última terça-feira (13) com o lançamento oficial do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU). O evento, realizado com a presença de autoridades políticas, lideranças da saúde e representantes da universidade, marcou o início de uma nova fase para o município, que passa a se consolidar como polo regional de ensino e atendimento médico.

A implantação do campus da UNITAU em Cruzeiro avança em ritmo acelerado. As obras estão em fase final, o vestibular está com inscrições abertas e o início das aulas está previsto para o dia 4 de agosto. Além disso, já foram abertos concursos públicos para a contratação de professores e servidores.

A reitora da UNITAU, professora doutora Nara Fortes, destacou que a iniciativa segue as diretrizes do Plano Nacional de Educação, que visa levar ensino superior de qualidade ao interior do país. “Nosso objetivo é começar com Medicina, mas também trazer outros cursos igualmente necessários, como Enfermagem e Psicologia, além da formação de profissionais por meio de programas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde”, explicou.

O prefeito de Cruzeiro, Kléber Silveira, comemorou a conquista. “É motivo de muito orgulho ter um dos principais cursos de Medicina do país instalados em nossa cidade. A UNITAU vem somar ao desenvolvimento de Cruzeiro, não só na área da saúde, mas também no comércio, no setor de serviços e na autoestima da nossa população. Tenho certeza de que será um sucesso tremendo”, declarou.

O processo de implantação da UNITAU em Cruzeiro começou ainda durante a gestão do ex-prefeito Thales Gabriel, hoje diretor da Santa Casa do município. Ele foi um dos principais responsáveis pela articulação com a universidade. “O curso de Medicina vem fortalecer a formação médica, fortalecer a saúde como um todo do município. Isso traz qualidade e mais gente para trabalhar na saúde pública. Na ponta, para aquela população que busca o serviço, teremos o que a gente mais preza: a boa entrega. O curso de Medicina fomenta o mercado, o comércio e a sociedade. Ele transforma o local”, afirmou.

O novo campus da UNITAU possui localização estratégica, conectando os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A universidade projeta a criação de uma rede robusta de ensino e saúde, integrada com a Santa Casa de Cruzeiro, as unidades de saúde do município e o futuro Hospital Regional do Vale Histórico, previsto para ser inaugurado em junho.

“A missão da UNITAU é formar profissionais qualificados. Estamos estruturando o curso de Medicina com base na integração ao sistema de saúde da região. Com o novo Hospital Regional, a Santa Casa e as demais unidades que receberão nossos alunos, criaremos uma rede robusta de formação e também de promoção da saúde e de serviços melhores para a comunidade. Também estamos formalizando parcerias com municípios vizinhos, como Guaratinguetá e Lorena”, completou a reitora.

Durante o evento, um gesto simbólico marcou o início dessa nova fase: autoridades e convidados depositaram cartas e documentos em uma cápsula do tempo, que será enterrada no campus e aberta somente no futuro.

Reconhecida como uma das melhores graduações em Medicina do estado de São Paulo, a UNITAU é referência em qualidade, conforme a última avaliação do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). A estrutura oferecida aos estudantes inclui laboratórios modernos, como o Complexo de Simulação, e convênios com hospitais e unidades de saúde da região, proporcionando vivência prática desde o início do curso.

As inscrições para o Vestibular de Inverno da UNITAU já estão abertas, com 180 vagas disponíveis para os campi de Taubaté, Caraguatatuba e Cruzeiro — este último sendo a grande novidade. Mais informações podem ser acessadas no site oficial da universidade: www.unitau.br/medicina.

Entre as autoridades presentes estavam a reitora Profa. Dra. Nara Fortes; pró-reitores da UNITAU; o prefeito de Cruzeiro, Kléber Silveira; a secretária municipal de Saúde, Dra. Ana Inês; a secretária de Educação, Profa. Dra. Cristiane Mota; vereadores da Câmara Municipal; os prefeitos de Passa Quatro (MG), Queluz e Lavrinhas; além de representantes da Santa Casa de Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena e diretores de hospitais da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!