Polícia Federal cumpre mandado em Caraguatatuba contra suspeito de liderar quadrilha de golpes contra pensionistas da Caixa
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (13) uma operação em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, para cumprir mandado de busca e apreensão na residência de um homem investigado por comandar um sofisticado esquema de fraudes contra pensionistas da Caixa Econômica Federal.
De acordo com as investigações, o suspeito liderava um grupo criminoso que utilizava documentos falsificados para abrir contas bancárias em nome das vítimas, geralmente em agências da Caixa situadas em cidades diferentes do local de residência dos beneficiários. Na sequência, o bando solicitava a transferência do benefício previdenciário para as contas abertas fraudulentamente.
Com o dinheiro sob controle, os criminosos contratavam empréstimos consignados, utilizavam o chamado “cheque azul” e exploravam o limite de crédito rotativo. Os valores captados eram então transferidos por meio de transações via PIX para contas de terceiros, que atuavam como “laranjas” em troca de comissões. Esses intermediários faziam os saques e repassavam os valores ao suposto líder da organização.
Os investigados podem responder por estelionato qualificado e associação criminosa. A Polícia Federal continua apurando os desdobramentos do esquema e não descarta novas diligências nos próximos dias.
