MP denuncia oito por esquema de propina contra influenciadores; MC Paiva está entre os alvos
O Ministério Público de São Paulo, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), denunciou à Justiça oito pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa que cobrava propina de influenciadores digitais envolvidos na divulgação de jogos de azar nas redes sociais. Entre os citados nas investigações está o funkeiro Davi José Xavier Paiva, o MC Paiva, morador da zona sul de São José dos Campos e seguido por mais de 8,3 milhões de pessoas no Instagram.
A denúncia foi apresentada na última sexta-feira (9) e é fruto da terceira fase da Operação Latus Acti, que vem sendo conduzida desde 2023 para combater esquemas ilegais de rifas online promovidas por influenciadores com grande alcance digital. Segundo o Ministério Público, seis dos denunciados são policiais civis e uma é advogada.
As investigações revelaram que um dos integrantes da quadrilha atuava monitorando redes sociais em busca de perfis com potencial de serem chantageados. Após a identificação, policiais civis ligados ao esquema — sob coordenação do chefe dos investigadores — abriam investigações preliminares contra os influenciadores e, em seguida, entravam em contato exigindo pagamento de propina para arquivar os supostos procedimentos. As ações ocorriam a partir de um distrito policial localizado no ABC Paulista.
O Ministério Público sustenta que, além do crime de organização criminosa, os envolvidos praticaram corrupção ativa e passiva, além de causar dano moral coletivo. A promotoria também solicitou a decretação da perda dos bens dos denunciados e o pagamento de uma indenização de R$ 700 mil em favor do Estado.
A terceira fase da Latus Acti, realizada em 25 de abril de 2024, é um desdobramento das operações anteriores “Latus Actio” e “Latus Actio 2”, deflagradas nos dias 12 de março e 12 de dezembro de 2023. MC Paiva foi alvo da segunda fase da investigação, ocasião em que foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra ele.
