Cruz da primeira missa do Brasil será exposta em Cachoeira Paulista durante a Semana Santa
A cruz original utilizada na primeira missa celebrada em território brasileiro fará uma histórica peregrinação por 12 cidades do país neste mês de abril — e uma das paradas mais simbólicas será em Cachoeira Paulista. O objeto sagrado, que permanece preservado no Museu do Tesouro da Sé de Braga, em Portugal, estará em solo cachoeirense nesta quarta-feira (16), como parte das celebrações do Jubileu da Esperança.
A visita da cruz a Cachoeira Paulista está prevista para acontecer logo no início do dia, durante a missa das 7h no Santuário Pai das Misericórdias, localizado na sede da comunidade Canção Nova, na Avenida João Paulo II, no Alto da Bela Vista. A celebração será presidida pelo padre Donizete Heleno, vice-presidente da Canção Nova. A expectativa é de que fiéis de toda a região participem deste momento único de fé, história e espiritualidade.
A cruz segue depois para Guaratinguetá, onde deve chegar entre 11h e 11h30 ao Santuário Frei Galvão, no Jardim do Vale. A exposição na cidade vizinha ocorrerá na missa das 15h, que será transmitida ao vivo pelo Santuário.
A peregrinação é promovida pelo Movimento Brasil com Fé e marca os 525 anos da primeira missa do Brasil, celebrada em 26 de abril de 1500, na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA). A visita da relíquia original ao Vale do Paraíba reforça o valor histórico e religioso da região, sendo um convite à reflexão e à renovação espiritual durante a Semana Santa.