Santa Casa de Cruzeiro realiza semana de palestras sobre Cirurgia Segura e reforça importância da Meta 4 da OMS
Com foco no fortalecimento das boas práticas hospitalares e na segurança dos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, o Hospital ,Santa Casa de Cruzeiro (HSCC), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), promoveu uma semana de palestras dedicada à Meta 4 da Organização Mundial da Saúde (OMS), que trata da Cirurgia Segura.

Durante o ciclo de atividades, foram discutidos pontos essenciais do Protocolo de Cirurgia Segura, que integra um conjunto de regras e recomendações estabelecidas internacionalmente pela OMS. O objetivo é minimizar riscos e promover intervenções cirúrgicas mais seguras, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade no atendimento e a redução de incidentes e eventos adversos.
Os profissionais integrantes da equipe da Meta 4 compartilharam experiências e instruíram os demais colaboradores sobre a importância da adesão às medidas recomendadas, como o uso da lista de verificação cirúrgica – documento que orienta condutas no pré, intra e pós-operatório.
A enfermeira Tamires Aparecida de Camargo Froes, coordenadora do Centro Cirúrgico do hospital, destacou a importância da ação: “Relembrar boas práticas na segurança do paciente é o objetivo da Meta 4, além de apoiar o uso de práticas seguras no pré e no pós-operatório por meio da lista de verificação de cirurgia segura desenvolvida pela OMS.”
A semana de palestras reafirma o compromisso da Santa Casa de Cruzeiro com a promoção de um ambiente hospitalar cada vez mais seguro, onde o cuidado com a vida do paciente está em primeiro lugar.