Ex-vereador Vander Temponi de Volta Redonda é absolvido de condenação por ‘rachadinha’ no TJRJ
O ex-vereador Vander Temponi foi absolvido nesta terça-feira (25) das acusações que lhe renderam uma condenação de quase 25 anos de prisão em regime fechado por suposta participação em um esquema de ‘rachadinha’. A decisão foi tomada por um colegiado de desembargadores da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e ainda cabe recurso.
A defesa de Temponi, representada pelo advogado Márcio Delambert, sustentou que não havia provas concretas que caracterizassem os crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. “Sempre dissemos que a narrativa do Ministério Público não demonstrava a existência do crime de rachadinha. Agora, três desembargadores analisaram os autos e decidiram pela absolvição de todos os acusados”, declarou Delambert.
A condenação inicial, proferida em 29 de abril de 2023 pelo juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa do TJRJ, resultou na perda do mandato de Temponi na Câmara Municipal de Volta Redonda. Com a absolvição, abre-se caminho para que o ex-vereador busque reverter os impactos políticos e jurídicos da decisão anterior.
O Ministério Público do Rio de Janeiro ainda pode recorrer da decisão, e o caso seguirá em discussão nos tribunais.