Sábado, Novembro 16, 2024
BUEMBA BUEMBA

“Femaco lança campanha “#Respeite Todo Mundo”: Nada de assédio ou discriminação na labuta, combinado?”

Ói nois aqui de novo, camaradas! Hoje tem notícia quente no front trabalhista. A Femaco, entidade que representa mais de 280 mil sujeitos que estão na lida todo santo dia, lançou a campanha “#Respeite Todo Mundo”. O objetivo? É dar um basta nas ações de assédio moral e sexual, além de qualquer tipo de discriminação no ambiente de trabalho. Nada de mal-estar, mão-boba ou gracejo discriminatório na firma, hein?

O lançamento da campanha ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo, que estava mais cheia que feira no sábado. Estavam lá os asseclas do asseio, controladores de pragas, defensores do verde e o pessoal do transporte aéreo. E olha só a novidade: um guia prático distribuído pela Femaco para evitar assédio e discriminação no trampo. Nesse livreto do bem-estar, estão listados exemplos de falas e ações racistas, misóginas e LGBTQIA+fóbicas – todas consideradas crimes no nosso Brasil varonil.

Márcia Adão, secretária de Relações Internacionais da Conascon, disse que “esse guia servirá como um norte para a gente buscar, junto às empresas, um ambiente mais saudável.” Ela até comentou que “o assédio e a violência adoecem”, e tá coberta de razão, né?

Se você é do tipo que fica de caramujo quando presencia algo errado, a Femaco também criou um canal para denúncias anônimas no site da federação. Os casos serão encaminhados aos sindicatos responsáveis. Assim, todo mundo vai poder bater no peito e falar que é trabalhador e merece respeito. Como bem frisou Rodrigo Santiago, presidente da Femaco: “Aqui não tem coitadinho nem coitadinha.”

Marcaram presença na festança o secretário nacional de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, e o deputado estadual Simão Pedro (PT), ambos apoiadores da campanha. Moacyr Pereira, do Conascon; Ricardo Patah, da UGT; André Santos Filho, do projeto Mobilização Geral; Ricardo Guerra, do Sindicato Internacional de Trabalhadores de Serviços (SEIU); e Fábio Riva, vereador da capital, também estavam lá. Resumindo, estava mais estrelado que o céu do sertão.

Então, recado dado, galera! Respeite todo mundo no ambiente de trabalho, porque todo mundo merece ser tratado com dignidade e respeito. E se algo estiver errado, mete a boca no trombone! Que a campanha da Femaco seja um sucesso, porque é disso que o Brasil precisa! Até a próxima, amiguinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!