“Márcia Lia, defensora das pequenas cidades: ‘Minha Casa, Minha Vida’ para todos!”
Hoje, nosso foco é a deputada estadual Márcia Lia, que, em resposta aos apelos de movimentos sociais, prefeitos e vereadores, está defendendo uma causa bastante nobre: o direito à moradia.
Lia está buscando a criação de financiamento, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, especificamente para cidades com menos de 50 mil habitantes. Isso atenderia a chamada “faixa 1” (renda mensal de até R$ 2.640), onde o governo federal subsidia 95% do financiamento. Aqui em São Paulo, são 502 municípios que se enquadram nesse perfil. Parece que Lia já levou essa demanda para Brasília e agora está esperando que o Ministério das Cidades dê uma resposta.
E não para por aí. Lia também é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Habitação, Reforma Urbana e Regularização Fundiária na Alesp, e ela está muito preocupada com as famílias que estão sendo despejadas sem nenhum tipo de assistência do Estado. A recente situação em Capão Bonito, na região de Itapeva, é um exemplo clássico disso.
“A falta de uma política habitacional sólida pelos governos do estado só agravou esse problema”, disse a deputada. “São Paulo não tem uma política habitacional que atenda necessidades dos pequenos municípios. Eu visito o Interior de São Paulo e presencio o drama das pessoas que precisam pagar aluguel, mas nem sempre têm emprego ou renda. Elas querem moradia própria. São famílias em dificuldade financeira que o ente público tem o dever de auxiliar”, argumenta Márcia Lia.
Afinal, o direito à moradia está na Constituição, não é mesmo? E se há alguém trabalhando para fazer valer essa cláusula, é a deputada Márcia Lia. Fiquem ligados para mais atualizações sobre essa história e não esqueçam: todos nós merecemos um lugar para chamar de lar!