Quinta-feira, Novembro 14, 2024
Bastidores da PolíticaColunas

Bastidores da Política: O Xadrez do Jogo Eleitoral

XADREZ

Dizem que política é como xadrez, só que com mais peças no tabuleiro e menos regras claras. O mercado político já esquenta os motores, definindo jogadas e estratégias. Uns no ataque, outros na defesa, e alguns ainda decidindo se arriscam um cheque-mate nas majoritárias ou preferem jogar na segurança das proporcionais.

QUEM NÃO QUER?

Jacy Mendes, o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, foi convidado para ser candidato à vice-prefeito. A origem do convite ainda está escondida atrás das cortinas dos bastidores. No entanto, o apoio da “potência da massa” é, naturalmente, o sonho de qualquer político.

HOLOFOTES NELE

Muita gente fica curiosa para saber quais serão os passos de Paulo Vieira em 2024. Em 2016, como candidato, ele fez chover votos. Em 2020, como cabo eleitoral, não repetiu o dilúvio, mas garantiu uma chuva constante, mesmo vendo a bancada de seu partido diminuir de 4 para 2 vereadores. Agora, como articulador, tem se mostrado verdadeiro maestro, pois nesta legislatura as duas presidências da Casa foram de seu partido, o PL.

ELE É O VICE

No PL de Paulo Vieira, a roda da presidência girou de Jorge Currila para o Vereador Gordo da Vila Batista. Na última eleição, Paulo Filipe até “ensaiou uma dança” para uma candidatura ao cargo, mas para evitar uma “tempestade” na base e não abrir brecha para a oposição, abriu mão da ideia. Mas hoje é o Vice-Presidente da Casa, uma posição de destaque para o jovem político.

COM QUE ROUPA?

Fazendo um “pulo do gato” para a cidade vizinha, Lavrinhas, onde surgiram boatos de que Zé Luiz, ex-prefeito com quatro mandatos no “currículo”, está “experimentando” desfiliar-se do SOLIDARIEDADE. Já pensando nas Eleições 2024, ele está “procurando o guarda-roupa” ideal para uma nova corrida eleitoral. Se não como candidato a prefeito, como cabo eleitoral.

QUE MANCADA!

Cachoeira Paulista teve um “gol contra” na mídia local com o caso em que o vereador Nenê de São João lançou algumas frases não muito agradáveis à vereadora Thálitha Barboza. Ela “marcou um gol” ao expor a situação, e o “Clube do Bolinha” da Câmara acabou “levando cartão vermelho”. Agora, o novo “campeonato” político na cidade é contra o boicote aos projetos das mulheres.

JUDAS ISCARIOTES

A oposição começa a “mexer suas peças”. O Partido Republicanos, PR, do Governador Tarcísio, agora tem um novo “rei” na cidade. A ideia é “montar o tabuleiro” para uma nova extrema direita na cidade, mas de acordo com os direitistas “das antigas”, tentar “surfar nessa onda” é como jogar xadrez em um tabuleiro de damas, e posar de conservador pode acabar sendo um “rei sem coroa”. Não somos nós que estamos dizendo, foi o que todo mundo viu com o material vazado.

SERÁ QUE PINTA?

Vitor Hugo, o atual presidente do GRIM FABRIVA, está pintando um cenário interessante. Tanto destaque que poderíamos pensar: “Por que não pintar também o mapa eleitoral para 2024?” Se é que vocês entenderam o “esboço”.

TÁ ON!

Laudelino Augusto, apesar de ter “tropeçado na linha de chegada” nas eleições 2020 ao se candidatar a vereador, demonstra que ainda está no “jogo”. Mesmo que alguns tenham considerado a situação uma surpresa, 479 votos é um bom “ponto de partida” na corrida eleitoral. Parece que para Laudelino, o jogo está apenas começando, e ele está “ligado no 220”.

Assim encerramos a nossa coluna Bastidores por agora. A política é um jogo de xadrez, onde cada movimento é calculado e cada peça tem seu valor. Nos próximos meses, veremos como essas peças se movimentarão no tabuleiro. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!