Ex-prefeito João Bastos pode dar nome ao Hospital Regional de Cruzeiro: Relembre ou conheça um pouco da trajetória do político
No último dia 24 de abril, um Projeto de Lei protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) propôs que o Hospital Regional de Cruzeiro seja batizado com o nome do ex-prefeito da cidade, João Bastos. A iniciativa é de autoria do Deputado Estadual Marcos Damásio. Esta proposta de homenagem resgata a memória da carreira política de João Bastos e destaca sua contribuição para o desenvolvimento de Cruzeiro.
Nascido em 9 de setembro de 1946 em Lavrinhas, João Bastos iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. Posteriormente, foi eleito vereador de Cruzeiro, sendo o mais votado em sua época. Com uma postura firme e sempre focada no bem-estar da população, Bastos consolidou sua popularidade e foi eleito prefeito na eleição de 1976. Nessa disputa, superou outros três candidatos com larga vantagem, tendo como vice-prefeito Celso Lage, também ex-prefeito de Cruzeiro. Esta campanha lançou a célebre e histórica frase da política cruzeirense: “Três contra um e o povo contra os três”.
Durante seu primeiro mandato como prefeito, João Bastos implementou medidas significativas que impactaram positivamente a cidade. Entre elas, destaca-se a expulsão da SABESP e a criação do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), garantindo melhorias no fornecimento de água e esgotamento sanitário em Cruzeiro. Além disso, Bastos construiu o Pronto Socorro da Vila Paulo Romeu, criou a Cozinha Piloto.
Em seu segundo mandato como prefeito, João Bastos continuou aprimorando os serviços públicos e investindo em infraestrutura. Foi responsável pela construção do CAIC, e pela reforma do prédio que abriga o Centro Cultural Rotunda. Nesse período, também criou a TV Cruzeiro e construiu o prédio onde atualmente funciona o ARE. O ex-prefeito tinha como grande sonho a instalação do Hospital Regional de Cruzeiro no local, mas, essa aspiração não se concretizou.
João Bastos foi deputado estadual pelo PMDB, tomando posse em 15 de março de 1987. Atuou como secretário de Estado da Indústria e Comércio de 16 de março a 13 de outubro de 1987, estabeleceu parcerias importantes para o município, como a conquista do SESI, e do prédio do Fórum e da Seccional de Polícia. Após, assumindo então a pasta de Relações de Trabalho até 20 de maio de 1988, quando reassumiu sua cadeira na Assembleia Legislativa. Infelizmente, João Bastos faleceu em 9 de agosto de 2007, na cidade de Cruzeiro.
A proposta de homenagear João Bastos, dando seu nome ao Hospital Regional de Cruzeiro, busca eternizar a memória desse importante político e as contribuições que ele fez para a cidade ao longo de sua vida. Agora, o Projeto de Lei aguarda a tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
41 anos de informação com credibilidade!