Fiscalização do TCE-SP revela falta de medicamentos e condições precárias em unidades de saúde de Cachoeira Paulista e região
Uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) apontou problemas em 13 unidades de saúde do Vale do Paraíba, incluindo Cachoeira Paulista. As principais falhas encontradas foram falta de medicamentos, remédios vencidos e problemas estruturais.
A ação ocorreu na última quinta-feira, quando 29 unidades da região foram submetidas à vistoria do órgão fiscalizador. Ao todo, a operação abrangeu 443 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Famílias (USF) de 237 cidades de todo o Estado.
Em Cachoeira Paulista, na UBS do Pitéu, os agentes constataram falta de conservação da fachada da unidade, infiltrações e falta de medicamentos. Na Unidade de Saúde da Família de Campos do Jordão, um banheiro adaptado apresentava piso danificado. Em Tremembé, na USF Guedes, foi constatado mofo em uma sala onde ocorre atendimento de saúde bucal e materiais amontoados por falta de espaço.
Agora, o TCE-SP notificará as prefeituras e os representantes de cada unidade para, posteriormente, emitir uma nota explicando cada detalhe do que foi constatado. Após serem notificados, os órgãos competentes deverão tomar medidas imediatas para resolver os problemas apontados.
Os resultados da fiscalização evidenciam a necessidade de maior atenção às condições das unidades de saúde na região, a fim de garantir um atendimento adequado e eficiente para a população.