Leci Brandão assume a Ouvidoria da Alesp e promete não deixar ninguém no “ouvido-mudo”
Humor Político: Em um ato de tirar o chapéu, a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) foi designada, nesta quarta-feira (4), como a mais nova “ouvidora-chefe” da Assembleia Legislativa de São Paulo. A ouvidoria é uma espécie de “disque-denúncia” do Parlamento, e Leci promete afinar os ouvidos para escutar os sussurros e berros da população paulista.
Ainda não sabemos quem será o ouvidor/a reserva do time, mas a deputada já tem o Gabinete da Ouvidoria a seu dispor, composto por servidores de carreira e comissionados, prontos para atender aos clamores do povo como um coral afinadíssimo.
Leci elogiou o trabalho da gestão anterior da Ouvidoria da Alesp, que conseguiu diminuir o tempo de resposta mesmo diante do aumento da demanda. A deputada aponta que a ideia é “avançar na mesma dinâmica e explorar novas parcerias com outras ouvidorias de outros órgãos para um trabalho conjunto”. Tudo isso, é claro, com o apoio dos servidores, a quem a parlamentar faz questão de agradecer com um abraço sonoro.
A Ouvidoria da Alesp tem como missão receber, analisar, encaminhar e acompanhar todas as manifestações da sociedade civil, bem como responder aos cidadãos e entidades sobre as providências tomadas. Para falar com a Ouvidoria, basta escolher o canal de contato, que vai do “bate-papo eletrônico” ao “telefone sem fio” ou até mesmo um “olho no olho” no atendimento presencial. Quem preferir pode até enviar mensagens anônimas, como bilhetes secretos.
Se você quer um atendimento presencial, é só visitar a sala M24 do Bloco Monumental (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera) de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Já pelo telefone, basta discar (11) 3886-7106 e falar com a turma do “alô, é da ouvidoria?”.
Leci Brandão, no comando da Ouvidoria, vai garantir que todas as demandas sejam encaminhadas para os setores responsáveis e, sempre que possível, buscar soluções rápidas para os problemas, como um maestro regendo sua orquestra. Os cidadãos podem acompanhar o andamento do processo pelo portal da Alesp, clicando na aba Transparência.
Com uma longa trajetória na Alesp, Leci Brandão já foi vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura e integrou a Comissão de Direitos Humanos. Suas bandeiras incluem promoção da igualdade racial, respeito às tradições de matriz africana e defesa da cultura popular brasileira.
Agora, com Leci Brandão à frente da Ouvidoria, a Alesp garante que todos serão ouvidos, e que os anseios da população encontrarão eco nos corredores do poder. Ou seja, agora é hora