Lygia Fagundes Telles
Conhecida como “a dama da literatura brasileira”, a escritora paulista Lygia Fagundes da Silva Telles faleceu no dia 03 de Abril de 2022, aos 98 anos.
Foi uma escritora brasileira, considerada por acadêmicos, críticos e leitores uma das mais importantes e notáveis escritoras brasileiras do século XX e da história da literatura brasileira.Além de advogada, romancista e contista, Lygia teve grande representação no pós-modernismo, e suas obras retratavam temas clássicos e universais como a morte, o amor, o medo e a loucura, além da fantasia.
Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), ela publicou seu primeiro livro de contos, de nome “Porões e sobrados”, em 1938.O livro “A disciplina do Amor” (1980), narra as memórias da autora, na época que viveu em Areias enquanto muito jovem. Lygia Fagundes Telles apresenta uma escrita mais livre, que despreza as fronteiras entre a ficção e a realidade, a invenção e a memória, o conto e o relato autobiográfico. Estava lançando um desafio à separação rígida dos gêneros literários. O resultado foi um dos livros mais bem-sucedidos da autora, vencedor do Prêmio Jabuti do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
A autora também recebeu o título de cidadã areiense em 2015.Nossas homenagens a esta grande escritora, imortal, mulher e cidadã areiense.
Fonte: Prefeitura de Areias