Cachoeira Paulista celebra 142 anos
Aconteceu nesta manhã, 09 de março, o ato cívico de hasteamento das Bandeiras e hinos municipal e nacional em celebração aos 142 anos de Emancipação Política de Cachoeira Paulista.
O Prefeito Antonio Carlos Mineiro, a Primeira Dama Sra Magali Simas, Secretários e Vereadores participaram do Hasteamento das bandeiras na Praça Prado Filho e missa celebrada na Paróquia de Santo Antônio Padroeiro da Cidade.
Veja também:
Polícia Civil investiga sumiço de R$ 60 mil em gabinete na Prefeitura de Cachoeira Paulista
História de Cachoeira Paulista
Documentos de 1730 citam um povoamento pertencente à Vila de Lorena, denominado Arraial do Porto da Caxoeira, cujo marco inicial do primitivo núcleo foi uma pequena ermida erigida por devotos em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Cana Verde, no ano de 1780. Manoel da Silva Caldas e sua esposa, Ângela Maria de Jesus, em 18 de Outubro de 1784 doaram “duzentas braças de testada e meia légua em direção aos sertões situados na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, até as divisas com o Embaú”, para o patrimônio da nova Capela do Bom Jesus da Cana Verde, erigida em suas terras por Sebastiana de Tal, constituindo de fato o arraial e permitindo assim a expansão do vilarejo ali instalado.
As primeiras edificações instaladas consistiam em choupanas de sertanejos, na sua maioria pescadores, que tiravam seu sustento do Rio Paraíba. A primeira rua de Cachoeira, foi a Rua “Bom Jesus”, que na época partia da capela e avançava até a rota por onde passavam os tropeiros que se dirigiam a Minas Gerais.
Um dos momentos históricos mais significativos da cidade ocorreu em 1932, durante a Revolução Constitucionalista. Durante esse período, o município transformou-se em uma praça de guerra, tornando-se o Quartel General do Movimento Constitucionalista.
fonte: cachoeirapaulista.sp.gov.br