ALAC – ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE CRUZEIRO
Austregésilo de Athayde, o mais longevo Presidente da Academia Brasileira de Letras, certa vez afirmou: “na juventude eles atacam e na maturidade, caminham conosco”…
Sempre existirão os que atacam, contudo, “uma andorinha não faz verão” ! Por isso, a Academia… Cruzeiro teve sua primeira tentativa com uma Academia, nos longínquos anos 30, de Álvaro Moitinho Neiva (do Instituto Cruzeiro) entre outros, mas se foram o Educador e sua Instituição, morrendo junto a Academia…
Mais tarde (bem mais tarde…) já na década de 60, lá estavam o Prof. Joaquim de Paula Guimarães, José Campos, Dr. Jaime Ribeiro, entre outros e nova evocação ! Era o Grupo Cruzeirense de Cultura, chegando mesmo a publicar obra importante com escritores do período, e novamente, não conseguiram…
Mais recentemente, surgiu a ACLA ! Tinha tudo para dar certo, quase morreu… quase… reestruturada com nome e alma novos (ALAC !) vem a Academia de Letras e Artes de Cruzeiro para vingar (e espero que para sempre)…
Não somos os melhores escritores, músicos, atores, artistas plásticos, etc… porém, os que se dispõe a ceder um “naco” de seu tempo e sensibilidade para em conjunto divulgarmos e ao mesmo tempo, se comportando como espaço perene e permanente para todo tipo de expressão artística !
Fácil ! Nunca foi e nem será ! Ainda mais, porque não temos (e nem queremos verbas de natureza pública), aliás, nunca pedimos nem mesmo os recursos privados ! Somente solicitamos respeito ao nosso trabalho, e aqueles que quiserem expressar sua forma de expressão… e simples… apareçam !
Em nossa Academia temos Professores e Industriários… que também são poetas ! Em nossa Academia temos Professores e Industriários… que são Artistas Plásticos ! Temos Atores, Diretores Teatrais, Músicos… que nas horas vagas exercem “outras” profissões… Temos até Memorialistas, Poetas, Romancistas… que nas “horas vagas” são Psicólogos… Cirurgiões-Dentistas… Fonoaudiólogos… porque é quase regra, em nossa Academia todas as “cigarras”, também são “formigas”…
Afinal, viver só de Cultura em Cruzeiro (e mesmo no Brasil) somente para poucos, e nós somos muitos entre os que encaram a Cultura com muito desafio e amor ! A ALAC, ainda pouco conhecida, não é mais uma semente, pois os arbustos começam a lançar seus galhos, e já rendendo seus primeiros frutos, mesmo assim, há aqui ainda, um especial lugar a você ! Em setembro deste ano, na primavera, “eclodiremos” mais uma vez… com a FEIRA LITERÁRIA DAS ACADEMIAS (sim… das ! Pois muitas aqui estarão !)…
Venha nos conhecer !
Dr. Eduardo César Werneck
Presidente da ALAC
O verdadeiro artista gosta dos aplausos mas para ele, o mais importante é que a arte não pereça. O verdadeiro artista não possui ego inflamado, nem inveja do seu próximo; ele reconhece o bom ator , o bom poeta e quer se aliar a ele e não competir. Nesse sentido é que o Presidente da ALAC Dr Eduardo César Werneck vem trabalhando com sua equipe, para que possa existir em Cruzeiro, uma arte que seja de todos . E partindo dessa premissa, foi fundada a ALAC . Que com muita garra, com muito amor à arte e com muita competência irá deixar marcas indeléveis na cultura e na história de Cruzeiro . Aguardem : em setembro vem aí a Nossa II FEIRA LITERÁRIA . E SERÁ IMPERDÍVEL !